miércoles, 11 de noviembre de 2009

Projetos poderão dobrar capacidade de geração de energia no RS

Contribución valter (skyscrapercity)

Os projetos que estão em condições de participar do leilão de energia eólica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderão dobrar a capacidade de geração de energia no Estado, informou, nesta segunda-feira (26), o secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade. "Estamos dando condições para que as empresas tragam ao Rio Grande do Sul não apenas investimentos, mas a possibilidade de se ter um Estado autônomo na produção de energia", disse ele, que acompanhou a cerimônia de entrega, pela governadora Yeda Crusius, de dez licenças ambientais a empreendedores interessados no leilão.

Para o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, o Rio Grande do Sul está demonstrando que é possível empreender, gerar emprego, produzir renda, combater as desigualdades regionais e enfrentar problemas sociais, se mantendo ajustado à legislação ambiental. "O Estado tem, a partir da energia eólica, um grande potencial. Os investidores encontram aqui uma infraestrutura adequada", afirmou. Segundo o secretário, além de permitir o enfrentamento de problemas sociais antigos, os recursos dos parques eólicos estão canalizados em áreas que há tempos não recebiam oportunidades.

De acordo com o presidente da Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan, os órgãos do governo estadual se mostraram eficientes na condução do processo de licenciamento. Ele destacou que a energia eólica representa uma alternativa às demais fontes pela sua capacidade de não poluir o ambiente. Ao destacar o trabalho da governadora, afirmou: "Seu governo apostou no processo e está agindo nesta direção com uma visão de modernidade". Lembrou ainda que o Estado tem uma história na discussão ambiental e na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2).

"Temos de lutar por políticas claras em nível federal para definir um horizonte à energia eólica", finalizou Magadan. Cumprimentando a governadora pela reestruturação da Fepam, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Viana Machado, disse que o município recebeu a licença ambiental para dois empreendimentos de energia eólica. "É um passo importante para o desenvolvimento regional em nova matriz econômica", acrescentou. Ao todo, 32 projetos estão habilitados no Rio Grande do Sul a participar do leilão de energia eólica.

Governo do Estado RioGrande do Sul

No hay comentarios: